Feridas na
    Invisibilidade

VI Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas
X Congreso Iberolatinoamericano sobre Úlceras y Heridas – SILAUHE
I Simpósio em Feridas e Nutrição em Pacientes com Epidermólise Bolhosa
I Simpósio de Feridas e Hiperbárica
Fórum Integralidade no Cuidado da Pessoa com Úlcera de Perna em Decorrência da Doença Falciforme

31/Out. a 3/Nov.
​Salvador, BA

CURSO ​​

Microbiologia e Biofilmes Aplicados em Feridas: Como manejar?

INSTRUTORES:
  • Bianca Fonseca
Graduação em enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2002. Mestre em Microbiologia Médica Humana e Doutoranda em Microbiologia Médica Humana. Enfermeira do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares do Hospital Federal da Lagoa, Ministério da Saúde e enfermeira consultora da Infanto infectologia e consultoria

  • Vitor Pereira Alves Martins
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença em dezembro de 2008
Concluiu Residência Médica em Infectologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – Universidade Federal do Rio de Janeiro – em janeiro de 2012
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro – em curso.
Médico Infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Municipal Lourenço Jorge / Maternidade Leila Diniz entre junho/2012 e março/2017.
Coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro de setembro/2012 até a presente data.
Médico do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ de novembro/2012 até a presente data.
Médico Infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Federal da Lagoa de setembro/2015 até a presente data.
Speaker da Merck Sharp & Dohme de março/2016 até a presente data. Médico Infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Casa de Saúde São José de abril/2017 até a presente data.

  • Débora Rama
Possui Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura UERJ/2005 e Bacharelado - UERJ/2009), Especialização em Química Ambiental (UERJ/2007), Mestrado (UERJ/2007) e Doutorado em Microbiologia Médica Humana (UERJ/2012). Desde 2009, é professora de Microbiologia Geral, Médica e Clínica dos cursos de Bacharelado em Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Realengo, onde também desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Microbiologia Médica e Biossegurança. Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Inovação do IFRJ/Campus Realengo de 2011 a 2013. Além disso, realizou Pós-Doutorado no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA, Jouy en Josas, França) na área de Microbiologia Aplicada (2013/2014 - CAPES COFECUB)".

EMENTA:
Formação de biofilmes bacterianos e seus aspectos mais relevantes. Perspectivas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de biofilmes em feridas crônicas, enfatizando a importância de uma abordagem multidisciplinar do assunto.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo I: Microbiologia dos Biofilmes Bacterianos (Palestrante: Débora Rama / IFRJ)
  • Etapas de desenvolvimento de um biofilme;
  • Infecções associadas à formação de biofilme;
  • Biofilme X Resistência a antimicrobianos X Tratamento;
  • Estratégias antibiofilme;
  • Avaliação da formação de biofilme in vitro.

Módulo II: Microbiologia das lesões crônicas. (Palestrante: Bianca Fonseca)
  • Microbiologia das principais lesões Crônicas
  • Diagnóstico Laboratorial
  • Discussão de Medidas preventivas

Módulo III: Diagnóstico e tratamento. (Palestrante: Vitor Martins)
  • Critérios e conceitos atuais no diagnóstico das infecções associadas ao biofilme. Discussão de Casos Clínicos de infecções de lesões crônicas associadas ao biofilme.
​​

Data:
31/10/2017

Horário:
9 às 18h

Capacidade: 50 pessoas

Certificado de Participação

Voltar
Realização
Organização